Pós-Graduação :: Comunicação

01. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

02. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: Comunicação

03. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comunicação Midiática

04. LINHA DE PESQUISA: L3-Gestão e políticas da informação e da comunicação midiática

05. CARACTERÍSTICA: Nível Mestrado, Disciplina Básica Eletiva

06. RESPONSÁVEL: Maria Teresa Miceli Kerbauy

07. COLABORADOR: ---

08. CARGA HORÁRIA: 60 horas/aulas

09. DURAÇÃO: 1 semestre

10. NÚMERO DE CRÉDITOS: 04

11. NÚMERO DE ALUNOS: mínimo 05 e máximo 20

12. EMENTA

Estudo do contexto social e da constituição do público e do privado nas sociedades modernas.Análise das transformações sociais, econômicas e políticas e suas conseqüências para as mediações comunicacionais na sociedade moderna e na sociedade informacional. Trabalhar com ferramentas teórico metodológicas que possibilitem analisar a convergência atual entre as políticas de comunicação, as políticas culturais e as telecomunicações - que caracterizam a sociedade da informação e o impacto sobre as identidades culturais e os sistemas públicos de informação.

13. OBJETIVOS:

a). Analisar as questões interdisciplinares no estudo da comunicação. b). Oferecer perspectivas para se pensar a relação entre política, sociedade e comunicação. c). Analisar as possibilidades de concretizar a interação sociedade e política na área de Comunicação Social.

14. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. As Origens da Nossa Época

2. Tradição e Modernidade na Cultura

3. O Público e o Privado nas Sociedades Modernas

4. Cultura de Massa e Política

5. O Cidadão - Consumidor. O cidadão - Receptor

6. Pós - Moderno e Sociedades Informatizadas

7. Tempo e Espaço num mundo globalizado

8. A Era das Tecnologias Virtuais

15. BIBLIOGRAFIA:

ADORNO, T. W., Teoria estética . São Paulo: Martins Fontes, 1982.

BARBERO, Jesus Martins. Dos meios às mediações, comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no Ar . São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CANETTI, Elias. Massa e poder . Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1960.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede . São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEABRIAN, Juan Luís. A rede: como nossas vidas são transformadas pelos nossos meios de comunicação . São Paulo: Sumus, 1999.

COHN, G. (org). Adorno . São Paulo:Ática, 1986.

COHN, G. Sociologia da comunicação: teoria e ideologia . São Paulo: Livraria Pioneira, 1973.

DEFLEUR, M. L. & Rokeach, Sandra B. Teorias da comunicação de massa . Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

DIZARD, Wilson. A nova mídia. A comunicação de massa na era da informação . Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

HABERMAS, Jurgem. Mudança estrutural da esfera pública . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HARVEY, David. A condição pós-moderna . São Paulo: Loyola, 1992.

Hegemonia . Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

HIRSCHMANN, Albert. De consumidor a cidadão . São Paulo: Brasiliense, 1983.

IANNI, Octávio. A era do globalismo . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

KAPLAN, Ann E. (org). O mal-estar no pós-modernismo: teorias e práticas . Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

KARL, Polanyi. A grande transformação . Rio de Janeiro: Campus, 1980.

LASSWELL, Harold D. A linguagem política . Brasília: Universidade de Brasília, 1979.

LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço . São Paulo: Loyola, 1988.

LEVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência . Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LIMA, Luís Costa (org). Teoria da cultura de massa . Rio de Janeiro: Saga, 1969.

LOJKINE, Jean. A revolução informacional . São Paulo: Cortez, 1995.

LUHMANN, Miklas. Poder . Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1985.

LYOTARD, Jean F. O pós -Moderno . Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MAYER, Arno J. A força da tradição . Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1987.

PARENTE, André (org.) Imagem – máquina. A era das tecnologias do virtual . Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional . São Paulo: Hucitec, 1994.

SCHERER – Warren, Ilse. “Redes e Espaços Virtuais. Uma agenda para a pesquisa de ações coletivas na era da informação”, In: Cadernos de Pesquisa , 11, Santa Catarina: UFSC, 1997.

SENNET, Richard. O declínio do homem público , São Paulo: Companhia das Letras. 1995.

SOUZA, Mauro Wilton de. Sujeito - o lado oculto do receptor . Brasiliense, São Paulo, 1995.

TERCEIRO, José B., Sociedade digital: do homos@piens ao homo digit@lis . Lisboa: Relógio D'Agua,1997.

THOMPSON, John, B., A mídia e a modernidade . Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade . Rio de Janeiro: Vozes, 1994.