Tabela de Sais Minerais

 

Sal mineral

Função

Sua falta provoca

Fontes

Cálcio

Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo

Deformações ósseas; enfraquecimento dos dentes

Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju

Cobalto

Age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas

 

Está contido na vitamina B12 e no tomate

Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo

Maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo

Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais

Ferro

Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo

Anemia

Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona

Iodo

Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos

Bócio; obesidade, cansaço

Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes, frutos do mar vegetais

Cloro

Constitui os sucos gástricos e pancreáticos

É difícil haver carência e cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodo

 

Potássio

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células

Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração

Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã, arroz integral

Magnésio

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular

Provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor

Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate, mel

Manganês

Importante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1

 

Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface, beterraba, milho

Silício

Age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismo

 

Amora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona, cebola

Flúor

Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia

A necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes para crianças durante a formação da segunda dentição

Agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral

Cobre

Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)

 

Centeio, lentilha, figo eco, banana, damasco, passas, ameixa, batata, espinafre

Sódio

Impede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sangüínea

Cãibras e retardamento na cicatrização de feridas

Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes, aveia

Enxofre

Facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínas

 

Nozes, alho, cebola, batata, rabanete, repolho, couve-flor, agrião, laranja, abacaxi

Zinco

Atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos

Diminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabete

Carnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas, nozes

 

Fonte: Enciclopédia Conhecer 2000, Nova Cultural, 1995